Haverá três tipos de usuário do espectrômetro de fotoelétrons, de acordo com a proficiência na sua utilização.
a) Usuário sênior: pode operar o espectrômetro e realizar as análises sozinho. Este tipo de usuário pode agendar o horário de utilização, montar as amostras e analisá-las, após aprovação de projeto pelo comitê gestor.
b) Usuário júnior: possui alguma experiência na utilização do espectrômetro, mas ainda não apresentam autonomia para utilizar o XPS. Este tipo de usuário pode utilizar o equipamento mediante colaboração com um usuário sênior. Este tipo de usuário deverá apresentar projeto para utilização em colaboração com o usuário sênior, e participar das análises acompanhados do mesmo.
c) Usuário iniciante: não tem experiência alguma na utilização de espectrômetro. Este tipo de usuário, deve submeter o projeto de utilização que, se aprovado, terá suas amostras analisadas mediante remuneração ao CAIPE, de acordo com o tempo de uso e o tipo de análise.
Os interessados em participar de cursos de treinamento para novos usuários do espectrômetro deverão ter treinamento teórico e prático de uso de XPS. O treinamento teórico consta de quatro a seis aulas aplicadas semestralmente. O treinamento prático consta do acompanhamento de análises de XPS com Usuário Sênior. O treinamento prático tem duração mínima de dois dias.
Fazer contato e treinamento com Prof. Dante Ferreira Franceschini Filho.
Haverá três tipos de usuário dos microscópios, de acordo com a proficiência na sua utilização.
a) Usuário sênior: pode operar os microscópios e realizar as análises sozinho. Este tipo de usuário pode agendar o horário de utilização, montar as amostras e analisá-las, após aprovação de projeto pelo comitê gestor.
b) Usuário júnior: possui alguma experiência na utilização dos microscópios, mas ainda não apresentam autonomia para utilizar o microscópio Este tipo de usuário pode utilizar os microscópios mediante colaboração com um usuário sênior. Este tipo de usuário deverá apresentar projeto para utilização em colaboração com o usuário sênior, e participar das análises acompanhados do mesmo.
c) Usuário iniciante: não tem experiência alguma na utilização de microscópio eletrônico. Este tipo de usuário, deve submeter o projeto de utilização que, se aprovado, terá suas amostras analisadas mediante remuneração ao CAIPE, de acordo com o tempo de uso e o tipo de análise.
Os interessados em participar de cursos de treinamento para novos usuários dos equipamentos do LME/CAIPE deverão, previamente, ter treinamento teórico e prático de uso de MEV no LABNANO / CBPF. (São abertas turmas todos os semestres) e terminar o treinamento pratico básico de MEV no CBPF. Nossa equipe avaliará, depois disso, se o usuário poderá participar do treinamento no LME/CAIPE.